Apesar da crise ter afetado diversos setores econômicos, o Mercado Imobiliário de galpões está em alta e com excelentes expectativas para os próximos meses. Além de taxas de juros mais baixas para quem quer financiar, o crescimento do e-commerce também tem contribuído para o fortalecimento do setor.
Há um interesse geral no investimento de imóveis, principalmente pelas condições mercadológicas que se mostram favoráveis tanto para quem compra, vende ou aluga.
De acordo com especialistas, o e-commerce está passando por uma verdadeira transformação. Apesar de já estar em crescimento nos últimos anos, em 2020 o comércio online extrapolou qualquer expectativa.
O Mercado Livre, por exemplo, bateu vários recordes esse ano. Ele alcançou o marco de 1,4 milhão de pedidos em um dia. Além disso, apenas entre os dias 9 e 16 de abril o marketplace teve um aumento de participação no comércio eletrônico da América Latina em 387%.
Mas como isso interfere no mercado imobiliário de galpões?
Basicamente, com mais empreendedores ingressando no comércio eletrônico e o aumento das vendas online, a procura por espaços de armazenagem também decolou.
O crescimento do e-commerce está estimulando diretamente a procura por galpões para distribuição. E não são apenas as gigantes como Amazon e Mercado Livre que estão expandindo, pequenos e médios empreendedores também estão apostando em galpões para centralizar as operações, otimizar a logística e reduzir custos.
Ao que tudo indica, o mercado imobiliário de galpões deve se manter em alta no pós-pandemia. No primeiro trimestre do ano, mesmo com a quarentena já iniciando no Brasil, o setor obteve um crescimento de 25% em relação a 2019.
As taxas de juros e condições de financiamento também estão mais favoráveis para quem deseja investir em espaços para armazenagem e distribuição. No entanto, no caso de quem deseja alugar e vender galpões logísticos, é necessário atenção a algumas tendências e demandas que precisam ser atendidas, tais como:
Nos próximos anos a tendência é que novas tecnologias ajudam a otimizar toda a questão logística. Desde a gestão de estoques de forma integrada (lojas físicas, e-commerce e marketplace) até as próprias entregas.
Inovações como Inteligência Artificial, equipamentos de movimentação automatizados, monitoramento de transporte em tempo real entre outras já fazem parte do dia a dia de muitas empresas e devem se popularizar ainda mais.
Apesar das grandes capitais ainda estarem no topo da logística, cada vez mais as empresas procuram locais estratégicos para atender regiões mais afastadas, como Norte e Nordeste ou cidades de interior.
O crescimento do e-commerce mostrou que ainda falta uma estrutura de distribuição que atenda de forma efetiva esses locais.
Tendência no segmento logístico, especialmente nos últimos anos, os galpões em condomínio oferecem uma estrutura completa para as operações de armazenagem e distribuição. Com pé-direito alto, docas para carga e descarga, segurança compartilhada e amplas áreas para manobras e estacionamento, seus galpões atendem aos clientes mais exigentes. Alguns desses empreendimentos também contam com uma vasta gama de serviços complementares como refeitórios, escritórios, espaços multiuso (co-working), apoio à motoristas, entre outros.
Quer ficar pode dentro de mais novidades e tendências do mercado imobiliário de galpões? Então não deixe de nos seguir no Instagram e Facebook.
Só Galpões / Predial Master LTDA - CRECI MG-PJ 660 | Marca registrada no INPI nº 819563692