A cada dia que se passa, é possível encontrar processos mais enxutos e margens de lucros mais condensadas.
Ações como a otimização de custos e eficiência operacional se tornam fatores imprescindíveis para o posicionamento de mercado e, consequentemente, o sucesso de uma companhia.
A redução de custos aliada à melhora da performance da empresa são requisitos básicos para que algumas companhias consigam se manter ativas e competitivas em seu respectivo mercado.
Interessou-se sobre o assunto? Então, continue a leitura deste artigo e veja como melhorar a eficiência operacional da empresa por meio da gestão de custos!
O fluxo de caixa é uma das práticas mais importantes na gestão de custos. Além de prover informações valiosas como suas despesas e receitas, ele é responsável por todo o futuro da companhia, tendo papel importante no planejamento.
O fluxo de caixa possui informações essenciais para a gestão do negócio. É possível analisar a projeção das despesas e receitas, conhecendo os prazos de pagamentos e recebimentos. Dessa maneira, a empresa conseguirá negociar melhores prazos, evitando o pagamento de juros altos e aumentando a margem de lucratividade.
Uma das raízes da eficiência operacional é a redução de custos e despesas. Mas, não basta cortar gastos sem nenhum critério. Esse tipo de atitude pode ser, inclusive, extremamente prejudicial para a sua empresa.
O ideal é revisar periodicamente os custos e despesas, analisando todas as expensas fixas e variáveis e, ainda, identificando gastos supérfluos e desnecessários. Além de evitar o corte de recursos importantes, a sua empresa contará com a rastreabilidade de tais custos, mantendo um histórico de todas as mudanças efetuadas.
Não é possível reduzir gastos e despesas sem a colaboração de todos os profissionais da empresa. Por isso, é necessário envolver toda a equipe e, assim, melhorar os resultados.
Lembre-se que a comunicação empresarial é indispensável para esse processo. Após a definição de metas e a projeção dos resultados a serem alcançados, é preciso informar toda a equipe.
Uma prática muito comum é solicitar que os funcionários forneçam algumas ideias para reduzir os custos empresariais. Assim, além de informá-los sobre os objetivos da empresa, eles participarão ativamente de todo o processo.
Certamente surgirão ideias simples e eficazes como o melhor aproveitamento da luz natural, a troca de lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de LED, a substituição de eletrodomésticos e luminárias por modelos mais eficientes etc.
Processos de logística otimizados também fazem parte de uma gestão de custos eficiente. Na compra de matéria-prima, por exemplo, não se pode levar em consideração apenas o custo a ser pago ao fornecedor. É preciso analisar sua localização, bem como os gastos com os serviços para o transporte e a entrega das mercadorias.
Não se pode ponderar apenas os gastos com aquisições. Deve-se planejar todo o processo produtivo, controlando os principais aspectos e provendo níveis mínimos de qualidade em cada uma das etapas, desde a produção até a entrega ao consumidor final.
Outro fator que deve ser obrigatoriamente analisado são os aspectos internos. A empresa necessita de um determinado espaço para que todo o trabalho dos colaboradores e os processos produtivos sejam devidamente otimizados.
É indispensável ter um galpão que se adéque ao tamanho de sua empresa. Lembre-se que uma boa estrutura pode ser responsável pela otimização do espaço físico, sendo determinante para a quantidade de bens produzidos e, principalmente, para o desenvolvimento do seu negócio.
Pode-se dizer que uma gestão de custos otimizada e bem gerenciada é capaz de melhorar a eficiência operacional de sua empresa. Invista nesses conhecimentos e veja o cumprimento das metas e objetivos traçados ser uma tarefa mais simples e recorrente!
E aí, gostou do nosso artigo? O que achou de nossas dicas? Então, compartilhe este artigo em suas redes sociais e ajude seus amigos!
Só Galpões / Predial Master LTDA - CRECI MG-PJ 660 | Marca registrada no INPI nº 819563692