No momento de alugar um imóvel, não basta apenas se certificar de que o valor cobrado pelo proprietário é compatível com o seu orçamento. Além disso, é preciso apresentar ao locador alguma garantia locatícia que minimize os riscos em uma eventual inadimplência. A pessoa que não dispõe de um fiador, que é a pessoa que se responsabiliza a assumir o cumprimento da obrigação em caso de uma emergência financeira do locatário, tem como uma das principais alternativas o seguro fiança de aluguel.
E você, sabe como essa modalidade de seguro funciona? Quais as vantagens de contratá-la? Esse tipo de garantia dispõe de algumas regras que precisam ser seguidas pelo inquilino que deseja utilizá-la. Para que você a conheça melhor, preparamos este conteúdo. Boa leitura!
O seguro fiança de aluguel é uma modalidade de garantia de pagamento que dispensa o fiador. Ele é contratado pelo inquilino e tem o proprietário daquele imóvel como o beneficiário do seguro. Sendo assim, a vigência da apólice será a mesma do período do contrato de locação. A opção pelo seguro fiança é uma alternativa para facilitar a aprovação do compromisso, beneficiando tanto o dono do imóvel quanto quem está alugando.
Essa modalidade é utilizada basicamente com o objetivo de garantir ao locador o pagamento do aluguel caso haja inadimplência, além de possíveis multas. Ainda é possível contratar coberturas adicionais referentes a outros encargos e taxas, como IPTU, água, luz, assim como pintura e danos ao imóvel.
Não é possível determinar um valor fixo para esse tipo de seguro, pois a quantia dependerá de fatores como: as coberturas que o locador solicitará ao locar o patrimônio e a análise de risco que a seguradora fará do candidato a locatário. De modo geral, o seguro fiança de aluguel é uma porcentagem sobre o valor da locação, geralmente variando entre 1x e 2x o valor de um aluguel.
No entanto, a partir da popularização dessa espécie e o ingresso cada vez mais significativo de seguradoras no mercado, a tendência é de que o valor abaixe nos próximos anos.
A seguir, selecionamos as principais informações sobre esse gênero de seguro. Veja.
O seguro fiança de aluguel pode ser utilizado para locação de imóveis urbanos residenciais e não residenciais, como galpões comerciais, por exemplo. Entre os tipos de locação que ele ainda não é permitido, podemos destacar:
Em relação à renda exigida para o seguro, cada empresa determinará um valor. Geralmente, o custo gira em torno de 3 a 4 vezes a quantia do aluguel. No entanto, em alguns casos é possível chegar ao montante necessário por meio da soma da renda de até 3 pessoas que usufruirão do imóvel em questão.
Neste caso, novamente vamos nos deparar com as especifidades de cada seguradora. Os documentos mais comuns a serem pedidos, são:
Caso o locatário seja uma empresa, além do contrato social, será necessário apresentar informações financeiras, referências comerciais, documentos pessoais e o comprovante de renda dos sócios do empreendimento.
O seguro fiança no aluguel apresenta uma série de vantagens, tanto para o inquilino quanto para o proprietário. Confira as principais!
Mesmo sendo a maneira mais em conta no quesito financeiro, a tarefa de conquistar um fiador pode ser muitas vezes constrangedora. Conseguir uma pessoa próxima seja amigo ou familiar, e que tenha crédito para ser o fiador, é uma tarefa mais difícil do que se pode imaginar.
Além disso, mesmo conseguindo alguém de sua total confiança, você pode ter problemas pessoais caso tenha um contratempo com o pagamento do aluguel. Outro constrangimento consiste no fato de que ela ainda passará por uma avaliação. Por essa razão, o seguro fiança na locação é uma maneira prática e com o preço justo para garantir o negócio.
Ao contrário das alternativas, como a do fiador, que pode demorar dias ou até mesmo semanas, o seguro fiança na locação pode demandar apenas 48 horas nas tratativas de imóveis comerciais. Isso evita, por exemplo, que o proprietário alugue o imóvel para outra pessoa, comprometendo o planejamento do seu comércio.
Dependendo da seguradora que fizer o seguro fiança na locação, você pode ter direito a assistências extras, como reparos no imóvel, dedetização, conversão de gás e até mesmo transporte da mudança de itens de escritório em empresas conveniadas.
As vantagens do seguro fiança de aluguel não são apenas para os inquilinos. Os proprietários também podem usufruir de benefícios, como a garantia de recebimento rápido de aluguéis atrasados. Mesmo em casos em que a imobiliária tiver que iniciar um processo judicial contra o inquilino, o locador terá a garantia do recebimento dos pagamentos em dia, o que é muito melhor do que cobrar o valor de um fiador que também pode faltar com o compromisso.
O cumprimento do contrato fica garantido pela seguradora. Mesmo naqueles casos em que o locatário não pagar o aluguel, o locador pode ter a garantia dos encargos até o final. Além de tudo isso, o honorário dos profissionais jurídicos e da assessoria de cobrança não terá custo algum ao proprietário!
O seguro fiança de aluguel garante, nos casos em que essas coberturas forem contratadas, a pintura completa do imóvel, reparo de danos e qualquer outro tipo de prejuízo físico causado pelo locatário ao imóvel locado, ao final do contrato de locação.
A mesma vistoria que é realizada no momento de entrega das chaves se repete no encerramento da locação. Qualquer anormalidade constatada na edificação será corrigida.
Ao ler este conteúdo, você pôde entender o que é e como funciona o seguro fiança no aluguel. A partir dessas informações, contar com uma imobiliária especializada no assunto, e que entende sobre os trâmites e processos da modalidade, é essencial. Sendo assim, procure ter ao seu lado profissionais capacitados que tornarão o processo de locação mais seguro.
Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato com nossa equipe e tire suas dúvidas.
Só Galpões / Predial Master LTDA - CRECI MG-PJ 660 | Marca registrada no INPI nº 819563692