Healthy Buildings: O que são?

O espaço onde vivemos é nosso refúgio. O refúgio pode ser entendido como lugar que oferece paz, tranquilidade e sossego. Desde 2020, quando as pessoas passaram a ficar mais tempo em casa, em detrimento da pandemia do coronavírus, os olhares se voltaram para um tema que já está presente na arquitetura e na construção: os healthy buildings.

Profissionais da saúde e do mercado imobiliário estudam como os edifícios interferem na qualidade de vida de seus moradores. De acordo com a organização For Health, da Universidade de Harvard, nove critérios definem um prédio saudável. Confira quais são eles no artigo de hoje e entenda o que são healthy buildings.

O que é Healthy building?

O Healthy Building, traduzido do inglês como construção saudável, refere-se a uma área emergente de interesse que apoia a saúde física, psicológica e social e o bem-estar das pessoas em edifícios e no ambiente construído.

É um conceito que traz inovação para as construções, que prioriza sempre o bem-estar, que avalia todas as características que podem impactar o dia a dia das pessoas, desde o planejamento do projeto, a fim de desenvolver um empreendimento pensando na promoção de uma vida mais saudável.

Contudo, na prática, a healthy building tem relação direta com a saúde física, psicológica e social e as construções que seguem essas diretrizes podem solicitar o selo, concedido pelo Healthy Building World Institute (Instituto Mundial de Construção Saudável).

Como o Healthy Building funciona?

O sistema foi desenvolvido em 2014 e institui diversos critérios para determinar se a construção é realmente saudável. Entre esses critérios, está a sustentabilidade. Tais questões são observadas atentamente no projeto, a fim de oferecer práticas que sejam benéficas às pessoas. Elas atendem os requisitos necessários para entregar um imóvel que satisfaça as necessidades do comprador, como desenvolvimento da planta, design, acabamentos, entre outros fatores.

Conheça os nove pilares, definidos por pesquisadores de Harvard, que são observados no Healthy Building:

  • Qualidade do ar;
  • Ventilação;
  • Temperatura;
  • Umidade;
  • Segurança;
  • Qualidade da água;
  • Proteção contra poeira e pragas;
  • Iluminação e vista;
  • Conforto acústico.

Como o Healthy Building pode ser aplicado na prática?

A organização For Health, que pertence à Universidade de Harvard, em Londres, concentra diversos estudos sobre o impacto das construções saudáveis no bem-estar de uma população. Entre estes está o que define nove critérios que devem nortear os projetos construtivos para serem denominados “prédios saudáveis”.

A seguir, vamos mostrar os nove critérios que norteiam o healthy building e também por que influenciam na saúde e no bem-estar das pessoas.

Qualidade do ar

A escolha dos materiais que serão utilizados tanto na construção quanto na habitação é essencial para manter a qualidade do ar nos edifícios saudáveis. O objetivo aqui é limitar a entrada de gases poluentes, orgânicos ou químicos, manter o nível de umidade entre 30% e 60% e garantir ar fresco e limpo pelo maior tempo possível dentro das habitações.

Ventilação

Ambientes ventilados permitem a troca de ar com o exterior, reduzem os odores dentro do imóvel e evitam a contaminação por dióxido de carbono. Um espaço bem ventilado também contribui para a redução de doenças respiratórias provocadas por ácaros, mofo e umidade, por exemplo. Quesito essencial para um prédio saudável.

Conforto térmico dentro dos ambientes

Um quarto que pega pouco sol e fica frio ou uma sala abafada pelo calor externo reduzem a qualidade de vida. Para proporcionar conforto térmico, é preciso investir em materiais e processos construtivos que ofereçam equilíbrio da temperatura em todos os momentos do dia.

Nível de umidade nos ambientes

A umidade pode provocar doenças respiratórias, danificar móveis e objetos e até a própria construção. Este critério de construções saudáveis visa evitar que a umidade interfira na rotina das pessoas. Os pontos devem ser identificados e sanados ainda durante a construção.

Segurança

Dentro do planejamento para uma construção saudável, vários pontos definem o nível de segurança dos ocupantes. Iluminação comum adequada, entradas monitoradas, saídas de emergência bem posicionadas e escadas acessíveis são alguns desses pontos. Sentir-se seguro também faz parte da qualidade de vida e a segurança proporciona a sensação de enxergar o imóvel como um verdadeiro refúgio.

Qualidade da água

Nos edifícios saudáveis, o monitoramento da qualidade da água é realizado periodicamente. E para garantir que a água utilizada no local seja livre de contaminações, também é fundamental investir em materiais não-contaminantes a partir do processo construtivo.

Contaminação

Você, certamente, já entrou em um espaço mais fechado e começou a espirrar, sentir dificuldade para respirar ou outro desconforto físico. Os healthy buildings são concebidos com intuito de evitar o acúmulo de poeira, ácaros, insetos e outras pragas transmissoras de doenças. Para isso, é preciso investir em métodos de vedação e planejar os espaços para que não haja acúmulo de água, ar poluído e lixo, por exemplo.

Vistas e iluminação natural

Ter um cenário para contemplar sem sair de casa não deve ser privilégio. As vistas livres das janelas são importantes para descansar o globo ocular, quanto mais longe você enxerga, mais seus olhos relaxam. Um healthy building é projetado para também oferecer iluminação natural pelo maior tempo possível durante o dia. Além de ser saudável para morar, é ambientalmente positivo, já que reduz o consumo de energia elétrica.

Isolamento acústico

Alguns barulhos são inevitáveis. Mas há como minimizar o impacto sonoro que vem da rua e dos imóveis vizinhos. A partir desse critério, as construções saudáveis são feitas com materiais que promovem maior conforto acústico. Do concreto utilizado em pisos e paredes à vedação de portas e janelas, do posicionamento de encanamentos e elevadores à distribuição dos ambientes, tudo deve ser planejado para oferecer espaços de descanso e concentração às pessoas.

Gostou do conteúdo? Assine nossa newsletter e fique por dentro em primeira mão de outros temas interessantes como este.

Foto de Tiago Drumond

Tiago Drumond

Diretor Comercial

Política de Privacidade

Só Galpões / Predial Master LTDA - CRECI MG-PJ 660   |    Marca registrada no INPI nº 819563692