Imóveis são considerados uma das formas mais tradicionais de investimento. Pensar no futuro é planejar formas de investir dinheiro e investir em imóveis é o tipo de negócio feito para quem não quer ter dores de cabeça, pois é um negócio que se mantém estável ao longo dos anos.
Investir no mercado imobiliário significa segurança e possibilidade de valorização, visto que, com o tempo, os imóveis mantêm seu preço ou aumentam. A possibilidade de ter prejuízos no investimento em imóveis é muito baixa, na pior das hipóteses, você consegue de volta o valor que investiu.
Os motivos para investir em imóveis são vários e é sobre isso que vamos falar no artigo de hoje. Confira!
Uma das razões para se investir em imóveis é a possibilidade de ganhos recorrentes com locação. Os imóveis, até mesmo os comerciais, são uma ótima fonte de renda passiva.
Atualmente, estima-se que o déficit habitacional no Brasil seja de mais de 7 milhões de moradias. A população está em constante crescimento e, com isso, aumenta a procura por imóveis para aluguel, seja para moradia ou trabalho.
Outro setor com grandes vantagens para se investir é o de galpões, que foi impactado muito positivamente pelo crescimento do e-commerce, em decorrência da pandemia do coronavírus e, consequentemente, pela alta demanda por esse tipo de imóvel, que estima-se durar por bastante tempo por causa dessa tendência de aumento da área locada em galpões pelas empresas de comércio eletrônico.
O retorno médio do aluguel teve alta desde o final do ano de 2020, o que sugere que pode ser uma boa hora para investidores comprarem imóveis comerciais com o objetivo de obter renda. O retorno médio do aluguel comercial foi de 5,4% ao ano só em novembro do ano passado, maior do que o com aluguel residencial, de 4,7%.
Assim, ao investir em imóveis residenciais ou, principalmente, comerciais, você poderá deter uma renda passiva por longo prazo e, ainda, com o decorrer dos anos, a locação poderá cobrir o valor investido, fazendo com que todos os ganhos (aluguéis e venda do imóvel) sejam lucro.
Apesar de a Poupança ainda ser a mais popular do Brasil, ela não está entre os melhores investimentos a se fazer. Geralmente, a poupança rende 0,5% ao mês mais a variação da TR, a Taxa Referencial (assim, em média, há uma rentabilidade anual de 6,17%), quando a taxa básica de juros, a Taxa Selic, for igual ou inferior a 8,5% ao ano, a poupança rende 70% da Taxa Selic anual (o percentual da taxa é somado mês a mês) mais a Taxa Referencial.
A Taxa Selic é usada por todas as instituições financeiras e definida pelo Banco Central. Os investidores, então, em detrimento dos baixos rendimentos oferecidos pela Caderneta de Poupança, têm optado por aplicar o seu dinheiro em opções mais atrativas como o mercado imobiliário.
A rentabilidade soma à liquidez ao considerar que o dinheiro aplicado em um imóvel retorna ao investidor seja em aluguéis ou na ocasião da venda. É tranquilizador saber que seu patrimônio tem liquidez e, eventualmente, possa ser vendido com facilidade e transformado em dinheiro. Ainda que o mercado imobiliário passe por momentos de maior ou de menor liquidez, um imóvel sempre encontra um comprador quando surge a necessidade de dinheiro vivo e pelo preço certo.
Um dos conselhos mais importantes em relação aos investimentos é a diversificação. Ter um portfólio de investimentos diversificado reduz os riscos do investidor. Nesse sentido, ter uma parte do dinheiro alocado em imóveis é interessante até mesmo para aqueles que preferem investir na bolsa de valores, seja de forma direta, comprando um imóvel, ou indireta, através de fundos imobiliários.
Adquirir um imóvel comercial, por exemplo, é uma forma segura e rentável de investimento. Observa-se que, mesmo em um ano atípico, o setor imobiliário se mantém aquecido, especialmente o de galpões. E a tendência de crescimento é ainda maior para os próximos anos, com o aumento no número de e-commerce. Imóveis comerciais bem localizados e com a manutenção em dia sempre terão alta taxa de locação. Além disso, esta modalidade apresenta menor risco de devolução com danos, e contam com períodos de locação mais longos se comparados aos residenciais. Assim, você terá uma fonte de renda a longo prazo, com baixo custo e em constante valorização.
Contudo, a diversificação, aplicar quantias específicas em investimentos diferentes, ajuda a reduzir os riscos que a pessoa poderia ter se aplicasse seu dinheiro somente em um investimento, principalmente se esse investimento for de renda variável, como as ações e o câmbio.
Alinhar os investimentos pelo nível de risco é uma estratégia bastante utilizada pelos investidores que buscam minimizar as perdas financeiras.
O investimento no mercado imobiliário é considerado um dos tipos mais seguros. Isso porque, ao comprar um imóvel você está adquirindo um patrimônio que tende a se valorizar com o tempo, diferentemente do que acontece com um veículo, por exemplo.
O setor imobiliário atravessa ciclos de alta e baixa. No entanto, pelo fato de ser um bem fixo, mesmo diante de crises, quando o valor de mercado tende a cair, o valor dos imóveis sempre se recupera e a tendência é sempre de valorização.
A segurança também está relacionada com o fato de que os imóveis são um tipo de propriedade pessoal, um patrimônio físico e o Direito confere à propriedade a natureza de uma garantia constitucional. Outro ponto importante, é que os imóveis estão imunes às quebras de banco e não podem ser congelados pelo governo como a poupança. Sendo assim, é um investimento estável.
Quando se pensa em fazer investimentos seguros e duráveis, geralmente, imagina-se a possibilidade de aumento do patrimônio.
Não é por acaso que investidores têm buscado a formação patrimonial e optam por imóveis como uma das linhas de investimento prioritárias, investir no mercado imobiliário seja residencial ou comercial é sinônimo de segurança, liquidez, além da possibilidade de renda passiva.
O Índice Nacional da Construção Civil – INCC é uma espécie de índice de inflação de preços do setor da construção civil. Todas as transações pertencentes ao mercado imobiliário, como valor das parcelas de um financiamento, valor de aluguel e outros pagamentos são atualizadas por ele. Assim, investir em imóveis é uma estratégia direta para proteger o poder de compra do seu dinheiro.
O imóvel próprio, seja para moradia ou comercial, é a realização de um sonho para a maioria das pessoas. Pagar aluguel é como se fosse um “dinheiro perdido”, pois você não terá um retorno a longo prazo do valor que investiu. Assim, um dos principais motivos para investir em imóveis é a possibilidade de sair do aluguel.
Não há necessidade de ter o valor integral do imóvel para começar o investimento. Ao comprar um imóvel na planta, por exemplo, é preciso dar de entrada de 20% a 30% do valor, que pode ser parcelado em até 48 meses e financiar o restante. E ao receber este imóvel a valorização pode chegar de 20% a 50%. Isso significa que de toda forma terá retorno de seu investimento caso queira vender o imóvel que comprou na planta quando estiver pronto.
No entanto, a compra de um imóvel na planta constitui um investimento de maior risco, devido à possibilidade de atrasos ou até mesmo da construtora não entregar o imóvel. Por isso, se optar por este tipo de investimento, pesquise muito e conheça bem a construtora que fará a entrega.
Quem não tem um bom dinheiro guardado para comprar à vista, uma boa oportunidade é o financiamento de imóvel comercial.
As regras para o financiamento comercial são específicas e bem diferentes dos imóveis residenciais. Por exemplo, os bancos financiam até 50% do valor do imóvel e você terá que desembolsar a outra metade; não é possível utilizar o FGTS, e os prazos são diferentes para o pagamento, bem como a taxa de juros. Porém existe uma semelhança: tanto a tabela SAC, quanto a Price funcionam da mesma maneira para comercial e residencial.
Se você está considerando realizar qualquer tipo de investimento, tem excelentes razões para considerar investir em imóveis. Gostou do artigo? Assine nossa newsletter e fique por dentro em primeira mão de vários assuntos interessantes relacionados ao setor imobiliário.
Só Galpões / Predial Master LTDA - CRECI MG-PJ 660 | Marca registrada no INPI nº 819563692