Last Mile: o que eu preciso saber?

Last mile é um conceito que refere-se à etapa final da entrega do produto, partindo de um centro de distribuição até o destinatário final.

A expansão do comércio de vendas online, a alta demanda por delivery e o crescimento de serviços prestados em casa, fizeram com que a logística precisasse se reinventar para atender o mercado com alta qualidade.

Nessa hora que o last mile entra em jogo, muitos não conhecem o significado dessa etapa, mas é o momento mais esperado pelos clientes e impacta diretamente na avaliação da empresa.

Para ter uma entrega eficiente é necessário criar uma operação estruturada, mas fazer isso acontecer para um volume cada vez maior de encomendas, em um tempo e custo que precisam ser cada vez menores, é desafiador.

Os grandes players do mercado já entenderam a importância da logística da última milha. E, por isso, estão crescendo e dominando o mercado. A seguir, vamos explicar melhor sobre o last mile e como ele impacta diretamente nos resultados da empresa.

O que é last mile?

O termo last mile, em tradução literal significa: última milha. Nos processos logísticos, last mile se refere à etapa final da entrega, ou seja, é quando um pedido sai do último centro de distribuição para ser recebido pelo cliente.

Essa parte do processo logístico tem ganhado a atenção dos gestores logísticos, pois, devido às mudanças no mercado, ela tem se tornado uma das etapas de maior custo para as empresas.

O impacto na operação

É no last mile que a empresa pode mostrar a qualidade do seu serviço e como valoriza uma entrega bem feita e dentro do prazo estipulado. Essa etapa é decisiva para a experiência do cliente, por isso, é tão importante.

No entanto, o last mile possui algumas dificuldades que impactam a logística de entrega e o e-commerce. Como last mile, normalmente, se refere ao processo de entrega dentro de centros urbanos, onde a circulação de carga conta com algumas limitações, o custo para essa etapa costuma ser mais alto que o das demais.

Um dos fatores que contribui para esse aumento é o valor de investimento em imóveis logísticos, situados em locais estratégicos da cidade, para armazenamentos específicos. Isso exige uma busca assertiva pelo local mais adequado, considerando o custo-benefício e as diferentes formas de distribuição para ganhar rapidez e eficiência.

Como otimizar o last mile

Algumas medidas podem ser tomadas para otimizar o last mile e diminuir os seus custos:

  • Planejar toda a entrega;
  • Investir em tecnologia como softwares e sistemas de gestão para contribuir no planejamento das rotas;
  • Apostar em agendamento de entrega;
  • Ter mais de um fornecedor para não deixar o cliente na mão em caso de problemas;
  • Investir em malha de distribuição;
  • Ter uma sintonia entre as atividades e o tempo da entrega;
  • Investir em alternativas de transportes;
  • Avaliar todo o processo de entrega para descobrir onde acontecem mais erros e aumento de custos e o que pode ser melhorado.

Agora que você conhece a importância de minimizar custos do last mile otimizar a logística nessa etapa, acha que é o momento de encontrar a melhor solução em galpões para o seu negócio? Então, entre em contato conosco!

Foto de Tiago Drumond

Tiago Drumond

Diretor Comercial

Política de Privacidade

Só Galpões / Predial Master LTDA - CRECI MG-PJ 660   |    Marca registrada no INPI nº 819563692