E-commerce: números e tendências para 2023

Os anos de pandemia testaram a força e a resiliência do mercado de galpões. O setor sofreu com incertezas por um tempo, porém um conjunto de fatores acabou mudando a forma de consumo das pessoas que passavam mais tempo em casa. Isso aumentou a procura por galpões por parte de empresas especializadas em vendas online.


Essa mudança de comportamento e aparecimento de novos hábitos acabaram permanecendo por causa da facilidade e conveniência que a tecnologia acabou proporcionando e abriram espaço para um grande crescimento do e-commerce. Essa evolução, inclusive, será uma constante. Segundo a pesquisa Global Payments Report, da Worldpay from FIS, o comércio eletrônico mundial deve crescer 55,3% nos próximos três anos.
No Brasil a pandemia também acabou servindo como um  combustível para o crescimento das vendas online, sendo que o crescimento foi ainda mais significativo, chegando a 22,2 % no ano de 2022.
Tendências e o que esperar de 2023
Assim como para o segundo semestre de 2022, o ano de 2023 também chega carregado de otimismo e boas perspectivas de crescimento para o e-commerce. Além disso, a estimativa é de um boom no aparecimento de novas estratégias de vendas, marketing e distribuição, potencializando esse crescimento.
Para acompanhar o crescimento do ramo é importante estar preparado para aplicar algumas tendências do mercado, confira algumas que separamos:

Big Data e inteligência analítica: mais que adquirir e armazenar uma grande quantidade de dados, sairão na frente as empresas que conseguirem analisar, mensurar e transformar em insights para as estratégias, todas as informações adquiridas. Além disso, podem se destacar as organizações que utilizarem o conceito de big data para melhorar a experiência do cliente e não apenas converter vendas.

Soluções logísticas e omnicanalidade: com o aumento do público e por consequência, das vendas, os setores e processos de logísticas serão ainda mais importantes. Além disso, a omnicanalidade, ou seja, a integração de diferentes canais será ainda mais utilizada para melhorar o relacionamento com o cliente e deixá-lo informado sobre os caminhos da sua compra.

Dispositivos de acesso e 5g: com a estabilização da tecnologia 5G no Brasil, a expectativa é que um número ainda maior de compras seja feita por dispositivos móveis, demandando uma adaptação dos sites e ferramentas de venda por parte das empresas.

Gostou do tema de hoje? Não deixe de acompanhar outras tendências e informações sobre logística, mercado imobiliário e muito mais no nosso blog.

Foto de Tiago Drumond

Tiago Drumond

Diretor Comercial

Política de Privacidade

Só Galpões / Predial Master LTDA - CRECI MG-PJ 660   |    Marca registrada no INPI nº 819563692