O que levar em consideração na hora de alugar um galpão

Se você precisa alugar um galpão para abrir um negócio ou para suprir um crescimento da demanda de mercadorias armazenadas, saiba que o processo deve ser feito com cuidado e atenção para não haver arrependimentos. Afinal, não é todo galpão que vai servir, dependendo das suas necessidades.

Isso exige uma análise mais profunda de qual alugar, tendo como base para a escolha algumas informações para uma tomada de decisão mais consciente.

Veja agora o que levar em consideração na hora de alugar um galpão:

1. Pesquise a reputação da empresa de locação

O primeiro passo que você deve dar ao se interessar por algum galpão específico é verificar se a locadora é confiável. Para isso, você pode analisar alguns dados como:

  • Converse com clientes atuais e antigos para ter uma referência de quem já usa ou usou os serviços;
  • Pesquise reclamações feitas junto ao PROCON e também em sites como o Reclame Aqui;
  • Veja se o valor do aluguel está de acordo com a média do mercado.

Essas são algumas dicas. Você pode ir além e tentar descobrir mais, como analisar as cláusulas estabelecidas no contrato de locação com ajuda de um advogado.

2. Veja o acesso para carga e descarga

Dependendo das mercadorias que pretende armazenar ou dos serviços que pretende prestar, o trânsito de caminhões grandes pode ser necessário.

Isso demanda um local com vias mais largas, portões e teto com limites de altura mais altos e espaços suficientes, internamente e externamente, para que os veículos de grande porte realizem manobras de carga e descarga com maior facilidade.

3. Avalie as condições estruturais

Outra dica importante para você alugar um galpão ideal é ficar atento as condições estruturais oferecidas por ele. Dependendo do tipo de mercadoria que for armazenar ou serviço que for entregar o galpão pode precisar de algumas condições especiais.

Por exemplo, teto com ventilação e/ou entrada de luz solar, espaço reservado para ser utilizado como escritório, espaço adequado para recepcionar clientes, etc. Além disso, verifique a necessidade de pinturas, consertos de encanamentos e fiações da parte elétrica.

4. Atente-se para o espaço físico

Você sabe de quanto espaço precisa? Essa resposta pode ajudar a escolher rapidamente o galpão ideal. Para isso, considere realizar medições no local para ter certeza de que o espaço será suficiente.

Caso essa seja uma tarefa complicada, vá até o local ou envie um representante para imaginar o que ficará em cada posição dentro do galpão, bem como os espaços que precisam ficar livres para a locomoção de pessoas, veículos, equipamentos e mercadorias internamente. Assim terá uma noção se o espaço serve ou não.

5. Verifique a localização

Por último e não menos importante, esteja certo de que o galpão esteja em uma área livre, ou pelo menos, com baixo índice de violência e criminalidade. Isso será importante para garantir a segurança e a integridade física dos bens, profissionais, clientes e fornecedores que frequentarem o local. Caso isso não seja possível, será necessário investir em segurança.

Veja também se o local tem boa acessibilidade e ligação com vias importantes. Resolva os dois questionamentos de uma só vez visitando o local e reparando nas movimentações de pessoas ao redor.

Agora que você já sabe como alugar um galpão de forma inteligente, que tal usar uma ferramenta que facilitará ainda mais o processo? O Só Galpões é um site em que você encontra o espaço ideal que precisa sem grandes esforços e tudo online. Visite o site só galpões agora mesmo e surpreenda-se!

E você, como faz para encontrar um bom galpão para alugar? Comente abaixo suas dicas!

Foto de Tiago Drumond

Tiago Drumond

Diretor Comercial

Política de Privacidade

Só Galpões / Predial Master LTDA - CRECI MG-PJ 660   |    Marca registrada no INPI nº 819563692