O termo logística normalmente é associado ao transporte de cargas entre diferentes localizações. Entretanto, parte do sucesso desse processo envolve uma série de atividades realizadas dentro dos centros de armazenamento e distribuição — que caracteriza uma prática chamada de intralogística.
Muitas vezes esquecida pelos gestores, a intralogística é fundamental para o bom funcionamento do transporte e da movimentação de produtos. Quando realizada de forma eficiente, ela contribui para a otimização da operação, o aumento da competitiva e, também, a redução dos custos do negócio.
Por esses motivos, colocamos, neste post, as principais informações sobre a intralogística, mostrando sua importância e os fatores que contribuem para uma operação interna mais eficiente no seu negócio. Continue a leitura e confira!
De forma simples, a intralogística, logística interna ou logística in house, se caracteriza por um conjunto de práticas de movimentação de materiais e produtos dentro dos ambientes logísticos de uma organização — como galpões, armazéns de estoque, centro de distribuição e unidades fabris.
O objetivo dessa área de gestão é garantir a sincronicidade entre recebimento, armazenamento e distribuição de insumos, produtos e materiais entre as unidades de trabalho da organização, bem como com a rede de entrega da organização.
Dessa forma, a intralogística é focada na operação interna com o intuito de garantir que ela esteja otimizada e alinhada às atividades externas de distribuição do negócio. Assim, ela impacta nos resultados de toda a cadeia logística da empresa.
Atualmente, o processo é mais bem-realizado com suporte de sistemas de automação. Entre suas responsabilidades, estão:
Para isso, é importante que o time responsável pela gestão da logística interna tenha uma visão clara da operação e acesso a investimentos para otimizar e melhorar os processos.
Num ambiente de alta competição e em que a logística representa um importante diferencial para os resultados do negócio, bem como para sua saúde financeira, investir na intralogística torna-se uma prática fundamental para o sucesso da empresa.
Isso acontece porque ela garante uma gestão de armazenagem e estocagem eficiente, bem como o preparo dos pedidos e processo de distribuição da empresa, garantindo que os fluxos internos e externos estejam ligados e aconteçam de forma eficiente.
Neste sentido, ela evita a ocorrência de problemas que comprometem os resultados da empresa, como mau aproveitamento dos recursos logísticos, entregas erradas, maior tempo para o preparo de pedidos ou perda de materiais e insumos pelo armazenamento incorreto.
A intralogística promove uma série de vantagens para as empresas que adotam um processo eficiente em sua operação. A seguir, listamos os três principais. Veja!
Com um processo de intralogística bem-estabelecido, todas as atividades realizadas dentro dos ambientes logísticos acontecem de forma otimizada, garantindo o melhor aproveitamento dos investimentos, bem como a maior produtividade entre os profissionais.
Além disso, o número de erros e problemas tende a ser menor, uma vez que parte dos objetivos da intralogística é automatizar processos, garantindo sua realização de forma padronizada e organizada. Dessa forma, perdas causadas por erros humanos são eliminadas, assim como os custos que elas representam.
Um dos principais objetivos da intralogística é garantir o bom funcionamento dentro das infraestruturas logísticas da empresa — galpões, centros de distribuição, etc.. Isso inclui realizar um planejamento que otimize o uso desses ambientes e a melhora seu uso pelo negócio.
Nesse sentido, são adotados equipamentos e práticas que tornam o local mais eficiente e produtivo, como novos maquinários e manutenção preventiva. Assim, os recursos são mais bem-usados e problemas são minimizados.
Por fim, com uma operação otimizada, alinhada e mais bem-controlada, a empresa pode investir melhor seus recursos, oferecendo condições mais atrativas ao mercado, como preços menores ou entregas mais rápidas e com alta qualidade.
A união da intralogística, a logística externa e a gestão eficiente tornam-se um diferencial competitivo para o negócio, melhorando seus resultados diante da alta competição atual.
Como otimizar a operação interna?
Depois de conhecer a importância e os benefícios da intralogística para as empresas, é preciso saber como realizar esse processo de forma eficiente no seu negócio. Para isso, é necessário adotar algumas medidas. Apresentamos cada uma delas, a seguir!
O primeiro passo para ter uma intralogística bem-feita é ter um ótimo planejamento. Para isso, o time precisa mapear e entender toda a operação, o que inclui:
Com essas informações, é possível estabelecer objetivos para otimizar as atividades de forma eficiente e com o melhor retorno possível, investindo em práticas que realmente impactam nos resultados do negócio e melhoram a operação.
Como mencionado, a melhor maneira de operar a intralogística é com o suporte de ferramentas de automação e software de gestão. Assim, todo o processo ocorre de forma organizada, eficiente e prática.
Além disso, somente com a ajuda da tecnologia é possível expandir e controlar de forma sustentável mais de um local logístico, uma vez que, sem esse suporte, seria necessário um time muito grande e práticas que não permitem agilidade, como uso de planilhas e papéis impressos.
Uma das melhores formas de garantir eficiência dentro da operação é contratando profissionais qualificados e investindo em práticas de treinamentos que os mantêm sempre preparados para lidar com os processos de trabalho, além de não cometer erros que comprometem os resultados da empresa.
O uso de indicadores de desempenho também é recomendado para acompanhar a performance interna e identificar pontos que podem ser melhorados, como a substituição de processos e, até mesmo, profissionais.
Fica evidente que a intralogística é um processo fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Além de otimizar a operação externa, ela impacta diretamente nos resultados da empresa, devendo, assim, receber investimento e planejamento pelo time de gestão.
Gostou de conhecer os benefícios e como otimizar a intralogística do seu negócio? Então, não deixe de assinar a nossa newsletter e receber mais conteúdos como esse no seu e-mail!
Só Galpões / Predial Master LTDA - CRECI MG-PJ 660 | Marca registrada no INPI nº 819563692