O que é logística integrada e para que serve?

A logística integrada é um método para as empresas que se preocupam com a competitividade, a eficiência operacional e a satisfação dos clientes. Ela permite que os processos funcionem mais alinhados e dinâmicos, que os custos sejam diminuídos em vários setores e o esforço produtivo seja mais bem compensado.

A Logística Integrada representa a interligação de todo o processo logístico, da fabricação dos produtos até a sua chegada às mãos do consumidor final. Tudo isso feito por meio de sistemas inteligentes que oferecem união e interatividade de ações, de forma dinâmica. Além disso, tornam possível o gerenciamento das informações ao longo da cadeia de suprimentos.

Os consumidores estão cada dia mais dinâmicos e exigentes, buscam preços baixos e produtos de qualidade, mas também levam muito em conta a experiência de compra oferecida. Nesse sentido, as empresas têm buscado novas formas de garantir competitividade no mercado, reduzindo custos e tornando os processos mais ágeis e eficientes. A logística integrada surgiu, justamente, para auxiliar a suprir essa demanda.

É uma ação que contribui tanto para a geração de valor para o consumidor quanto para a organização e o controle dos processos internos, que são dois dos objetivos mais importantes para qualquer empresa. Assim, confira no artigo de hoje alguns importantes aspectos da logística integrada. Continue a leitura!

O que é logística integrada?

A logística integrada é a interação de todos os processos que a envolvem, desde a sua origem até a efetiva entrega do produto ao consumidor final. O resultado disso é uma gestão mais ampliada, na qual se permite um controle maior de todos os processos que se relacionam com a logística.

Como ela é aplicada na prática?

Quando se fala em logística integrada é preciso pensar em uma cadeia de atividades, em que cada uma tem a sua importância, mas, se somadas, compõem um sistema de grande relevância para a estratégia de negócios da empresa. A comunicação é o cerne desse processo de integração, no qual o compartilhamento de informações é fundamental para uma tomada de decisão mais precisa e articulada.

Na prática, a logística integrada é uma das maneiras mais eficientes de garantir a disponibilidade dos serviços, agilidade das entregas e satisfação do consumidor.

Áreas da logística integrada

Logística inbound

Refere-se aos processos internos de gestão de fornecedores e envolve o transporte, a compra, o armazenamento e o monitoramento de qualidade.

Logística industrial

Essa área se dedica ao abastecimento do setor de produção, o transporte e o controle dos materiais utilizados nesta etapa.

Logística outbound


É a logística voltada para fora da empresa, ou seja, engloba os processos que fazem com que o produto chegue ao consumidor e o relacionamento com eles.

Principais benefícios

  • Controle do fluxo dos produtos e processos: acompanhamento do fluxo de venda do momento que o fornecedor libera os produtos até a entrega ao cliente final;
  • Organização dos processos;
  • Aumento da agilidade dos processos e produtividade;
  • Redução de custos;
  • Diminuição de erros;
  • Aumento da lucratividade;
  • Criação de valor;
  • Vantagem competitiva.

Gostou do artigo? Assine nossa newsletter e fique por dentro em primeira mão de outros assuntos importantes relacionados ao mercado imobiliário, sobretudo, de galpões.

Foto de Tiago Drumond

Tiago Drumond

Diretor Comercial

Política de Privacidade

Só Galpões / Predial Master LTDA - CRECI MG-PJ 660   |    Marca registrada no INPI nº 819563692